quinta-feira, 30 de junho de 2011

A saga de Claraluz e o Poeta

Olá pessoal.

Esta postagem inaugura o site http://claraluzeopoeta.com.br/, realizado com brilho e sensibilidade pela empresa 4eUm, a agência de Marketing Digital (http://www.4eum.com.br/) que cuidará da divulgação do livro e que concebeu este blog. Este trabalho é fruto da concepção de uma bela obra, o romance Claraluz e o Poeta, de minha autoria, que comecei a escrever em novembro do ano passado, e que, neste momento, está quase pronto, com 42 capítulos.

Claraluz e o Poeta é a minha primeira grande obra literária, e este dom de escrever remonta desde quando eu era bem novinho. Antes de completar 4 anos de idade, eu aprendi a escrever, graças a ajuda do meu pai, Nilson Pinto Brandão, inicialmente, e depois com minhas próprias pernas (ou olhos). Aos 6 anos, como bem lembrou minha amiga Mônica Coelho, eu "pulei" do pré para o 1º ano escolar, porque eu avacalhava a aula. Como eu sabia ler, respondia tudo na frente dos meus colegas e virei problema para minha professora, Maria do Carmo, já falecida, filha de seu Vicente padeiro. Fui de mãos dadas com a diretora dona Maria de Lourdes Jacob Paulino, da Escola João Monlevade até a escola Francisco Paula Castro, no bairro José Brandão, direto para a sala da professora Joana Borges, que será homenageada no lançamento do livro. Depois, venci dois concursos de redação quando fazia o 2º grau, e esporadicamente escrevi para os jornais "Caeté" e "Opinião". Sempre fui bem nas redações dos vestibulares e nas minhas coisas que escrevia para os jornais, mas ainda não havia acordado de vez para este dom, que veio forte e pra ficar.

Sinto-me privilegiado geneticamente, pelas minhas heranças. Pelo lado da minha mãe, Lucy, a música. - sou neto do maestro Juvenal Alves Vilela, um grande músico, amigo de Ari Barroso. Pelo lado do meu pai, Nilson, a literatura, que trás Guimarães Rosa como o maior ícone (ver http://mauro-maurobrandao.blogspot.com/). Brincar com as palavras me transporta ao mundo da magia. Me sinto um bruxo quando escrevo, como num pequeno trecho de Claraluz e o Poeta:

"Instantes depois, as lágrimas arrombam o portão da fechada cidade da Bolsa Lacrimal daqueles dois corpos. Os soldados do Movimento de Resistência da Entrega Emocional perderam o controle sobre a rebelião das lágrimas encarceradas por longos anos, condenadas a não poderem brincar com o amor fraterno entre pais e filhos. As lágrimas estavam livres e saiam cantarolando, como num grande coral, pelos rostos de Claraluz e Getrudes. Desciam e molhavam com gotas de magia as roupas daquelas mulheres reencontrantes, que permitiam que saíssem todas, até a última lágrima, que pasma, custava a acreditar que enfim, estava livre.".

Em breve será disponibilizado o prólogo de Claraluz e o Poeta aqui neste blog, para que todos possam saber como será esta história emocionante, e que habitará a mente e o coração das pessoas. Quero agradecer aos meus amigos que me apoiam incondicionalmente (Patrícia Urias eu não posso deixar de mencionar, e através da Patrícia, estendo a todos os amigos este abraço), à pequena equipe já montada para a edição e o lançamento de Claraluz e o Poeta:
. Sara Soares de Oliveira: crítica literária (acompanhou desde o 1º cap, e cada cap debatido pelos divesos meios: telefone, internet, telepatia, etc).
. Geraldo Ganzarolli: revisor
. Alice Okawara: ilustração
. Margareth Pinheiro: cerimonial de  lançamento do livro
. 4eUm: Divulgação digital (com grande abraço pra vocês, Vanessa, Bela, Juliana, Luana e Pedro)

No Facebook aparece já os personagens Claraluz (Clarissa Montenegro) e Mandel (Mandel Poeta), que irão interagir com os internautas-leitores. Estão sendo construídos pela 4eUm de acordo com a descrição que o livro dá a eles, e que já foram disponiblizadas 36 páginas para a empresa 4eUm. Eles também já tem conta no Twitter. Chique, não?

E falando em produção literária, mais 4 livros já foram iniciados:
. Na Solidão do Outro - ficção psicológica;
. Tempestade Magnética - ficção científica;
. A História do Homem e do Universo: crítica ao fundamentalismo - ensaio filosófico existencial.
. O Ladrão das Poesias - conto infantil

E assim, comemoremos. Está inaugurado, com muita emoção, o site http://claraluzeopoeta.com.br/

Abraços
Mauro Brandão

2 comentários:

  1. Que lindo o site, Mauro! Vamos acompanhar!!!

    ResponderExcluir
  2. ... tal como em qualquer obra literária, encontramos nas páginas de um livro algo, do escritor.!! ... Fico então a pensar, por qual razão, o Romance "Claraluz e o Poeta" tem algo, que trago, em mim!!... Sim, por quê me apaixonei por uma obra, que ainda nem existia e que chegava como fragmentos, em espectro de uma saga apaixonante, instigante, sensível e cheia de sensualidade??. .Foi somente depois, que li a sinopse, Mauro Brandão, que passei a entender: o grande referencial é o Senhor Nilson Pinto Brandão, que muito cedo me fez encontar, com o "poeta/escritor". Claro, só poderia ser isso!!.. Admito!. "Claraluz e o Poeta" tem algo, que trago -em mim- desde a infância: a nossa amizade! Foi o carinho desse tempo e o interesse por tudo que ele pôde nos proporcionar, que me faz apaixonada por essa obra. É como quem espera a chegada do primeiro filho de um amigo querido. Aquele menino "marrento" (expressão da minha baixinha quando quer me chamar de chata), de tão inteligente que era, cresceu diante do olhar maroto de nós... seus colegas e aos olhos do mundo. Agora, avança, como lince em direção certa, nos ofertando um pouco, do muito, que recebera das mãos do "sô" Nilson e da Dona Lucy. Que proeza a sua heinnn, Mauro Brandão?!... Surpreende-nos a todos, como surpreendera outrora à saudosa Diretora Maria de Lourdes Jacob Paulino e à ilustre Diretora Terezinha Castro; saltando da Escola João Monlevade até a Escola Francisco de Paula Castro, direto para as mãos da nossa querida professora Joana Borges. Ái, como nos irritava a sua habilidade com as letras, com os fonemas... vocábulos, com as funções silábicas e a leitura mais que eloquente!! Írck!! Hohe, o mundo o espera querido amigo. Vá... siga!. Daqui, contemplaremos as suas conquistas, estendendo às Famílias Vilela e Brandão, um cordial abraço, por nos trazer filho tão querido. Caeté, haverá mesmo de se orgulhar. Você é um exemplo para nossos jovens sonhadores em busva do vôos mais altos!. Beijos meus. Margareth Pinheiro (admiradora incondicional).

    ResponderExcluir